Estado Novo: 1939 - 1945
Institucionalização Produção Científica
1939 Criação da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (atual UFRJ), já prevista na Reforma Francisco Campos de 1931, absorvendo as instalações e alguns professores que restaram da Universidade do Distrito Federal, fechada em 1938. 1939 Adalberto Serra publica no Rio de Janeiro, pelo Serviço de Meteorologia, sua La Circulation Générale de 1'Amérique du Sud.
Desmembrada do Museu Paulista a seção de Zoologia, que passa a constituir o Departamento de Zoologia da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. Com esta reforma, o Museu restringe seu campo à Etnografia e à História, perdendo sua principal atividade em ciências naturais. Gleb Wataghin, auxiliado por Marcelo Damy de Souza Santos e Paulus A. Pompéia, descobre os chamados showers penetrantes.
Regresso à Itália de Luigi Fantappié, professor de Análise da USP, para assumir a cátedra de Análise Superior em Roma. Loureiro Fernandes, do Museu Paranaense, publica notas acerca de hemato-antropologia dos caingangues de Palmas.
1940 O Instituto Astronômico e Geofísico do Estado de São Paulo é transferido da Secretaria de Viação para a de Educação. 1940 Publicados nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (XII, ns. 2 e 4) dois artigos de Joaquim Costa Ribeiro, da Faculdade Nacional de Filosofia, sobre radioatividade em minerais brasileiros.
Fundada no Rio de Janeiro a Associação Química do Brasil, com numerosas seções regionais. Após certa rivalidade com a Sociedade Brasileira de Química, fundem-se as duas na Associação Brasileira de Química, em 1951. Wataghin, Marcelo Damy e Paulus Pompéia publicam na Physical Review (vol. 57) artigo intitulado "Simultaneous Penetrating Particles in the Cosmic Radiations".
Wataghin, Marcelo Damy e Paulus Pompéia publicam nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (XII, n.° 3229) artigo intitulado "Penetrant-Cosmic Ray Showers".
Mário Schenberg publica trabalho sobre a teoria dos showers em cascata.
Publicado o trabalho Estrias Glaciais em Granodiorito Subposto ao Gonduana de Santa Catarina, de Paulino Franco de Carvalho.
J. R. Coyle, meteorologista da Panair do Brasil, publica sua Análise Prática das Condições Meteorológicas Peculiares à Costa Oriental da América do Sul.
Elaborado por Emmanuel de Martonne um dos mais importantes trabalhos de geomorfologia do Brasil tropical atlântico, graças ao trabalho de cartografia iniciado a partir de 1889 pela Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, por iniciativa de Orville Derby.
Salomão Serebrenick apresenta ao IX Congresso Brasileiro de Geografia sua Classificação Meteorológica dos Climas do Brasil.
Lucas Junot apresenta ao IX Congresso Brasileiro de Geografia trabalho intitulado Estudos da Temperatura da Cidade de São Paulo.
F. E. .Magarino Torres e Sampaio Ferraz submetem ao IX Congresso Brasileiro de Geografia sua Contribuição para o Estudo do Regime das Chuvas no Nordeste.
Motivados pelos estudos sobre dielétricos de Bernhard Gross e Plínio Sussekind da Rocha no Instituto Nacional de Tecnologia, Abraão de Morais e Mário Schenberg publicam nos Anais da Academia Brasileira de Ciências o artigo "Sobre a Equação dos Dielétricos Reais".
1941 Contratação de Fritz Feigl para o Laboratório de Produção Mineral do Ministério da Agricultura do Rio de Janeiro. 1941 A Academia Brasileira de Ciência publica um volume contendo todos os trabalhos apresentados ao Simpósio sobre Raios Cósmicos, entre os quais o de Wataghin ("Production of Mesotrons in Cosmic Rays"), o de Schenberg e Occhialini, sobre a componente ultramole da radiação cósmica; o de Y. Monteux, M. Damy, P. Pompéia e Ribeiro Saboya, "Círculos Eletrônicos Especiais Projetados".
Início da publicação do Boletim da Academia Nacional de Farmácia. Lélio Gama, motivado pelos estudos sobre dielétricos realizados por Bernhard Gross e Plínio Sussekind da Rocha, publica nos Anais da Academia Brasileira de Ciências um trabalho com título "Sobre a Integral Imprópria (...)",
Realizado no Rio de Janeiro o Simpósio Internacional sobre Raios Cósmicos, promovido pela Academia Brasileira de Ciências, aproveitando a presença no país de missão científica americana para estudar o assunto na América Latina. Participam A. H. Compton, D. Hughes, N. Hillberry, W. P. Jesse e E. D. Wollan. Publicação de Ensaio do Catálogo dos Moluscos do Brasil, de F. L. de Morretes, pelo Museu Paranaense.
Inaugurado o novo Observatório Oficial do Estado de São Paulo, cuja construção tinha sido iniciada em 1932. Paul F. Kerr, Prof. de Mineralogia da Universidade de Colúmbia, publica, em colaboração com Sidney H. Bali, seu trabalho Diamante Vargas.
1941-42 Dois decretos-leis efetivam a encampação dos departamentos ou serviços meteorológicos estaduais, unificando-os sob responsabilidade do governo central. Adalberto Serra e Leandro Ratisbonna publicam, pelo Serviço de Meteorologia do Rio de Janeiro, O Clima do Rio de Janeiro. Do primeiro aparece também A Turbulência no Brasil.
Mário Schenberg, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, trabalhando nos Estados Unidos com G. Gamow, publica junto com este, na Physical Review (vol. 59), artigo intitulado "Neutrino Theory of Stellar Collapse", dando origem ao que ficou conhecido como processo URCA.
Gleb Wataghin, auxiliado por Oscar Sala, estuda a produção local de showers penetrantes e descobre o efeito de altitude.
Publicado nos Atti della Reale Accademia d'Italia o trabalho "Sui Sistemi di Equazioni alie Variazioni Totali in Più Funzionali Incognití", de Ornar Catunda, da Universidade de São Paulo.
Em conseqüência dos estudos sobre dielétricos, Bernhard Gross, do Instituto Nacional de Tecnologia, publica nos Anais da Academia de Ciências um artigo "Sobre uma Transformação Integral que Interessa à Eletrotécnica".
Occhialini, Yolande Monteux e Marcelo Damy de Souza Santos, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, estudam a influência de um eclipse solar sobre a radiação cósmica, obtendo resultados interessantes.
Em colaboração com o Prof. Luigi Sobrero, da Universidade de Roma, Joaquim Costa Ribeiro, da Faculdade Nacional de Filosofia, publica nos Anais da Academia Brasileira de Ciências "Sobre um Aparelho de Polarização Autocolimador e Suas Aplicações à Fotoelasticidade".
Publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências o trabalho "Princípio de uma Teoria das Funções de Green", por Mário Schenberg.
Os Anais da Academia Brasileira de Ciências publicam uma nota de Leopoldo Nachbin, aluno da Escola Nacional de Engenharia, intitulada "Sobre a Permutabilidade entre as Operações de Passagem ao Limite e de Integração de Equações Diferençais", apresentada à Academia por Gabrielle Mammana.
1941-43 Mário Schenberg publica nos Anais da Academia Brasileira de Ciências a primeira (1941) e a segunda (1943) parte do trabalho intitulado "Sobre uma Extensão do Cálculo Espinorial".
1941-44 Lélio Gama publica na Revista Brasileira de Estatística uma "Introdução à Teoria dos Conjuntos", resultado de seus cursos e seminários na extinta Universidade do Distrito Federal (1935-38).
1942 Início da publicação dos Anais da Associação Química do Brasil, trimestral, que, ao contrário da Revista da Sociedade Brasileira de Química, só publica trabalhos originais, principalmente os apresentados nos congressos organizados pela Associação. Com a fusão desta com a Sociedade em 1951, desaparece a revista. 1942 Publicado, nos Proceedings of the Eighth American Scientific Congress, o trabalho de Sampaio Ferraz, intitulado "Suggestions for the Explanation of Probable Connections between Solar Activity and Rainfall Variation in South-Eastern Brazil".
Paul F. Kerr publica seu trabalho Quartzo Brasileiro, além da Origem do Quartzo da Fazenda Pacu, em colaboração com A, I. Erichsen e Diamante em Diamantina, em colaboração com A. I. Erichsen e J. M. A. Lisboa.
Adalberto Serra publica, pelo Serviço de Meteorologia do Rio de Janeiro, dois trabalhos: A Formação de Trovoadas e Normais de Nuvens. Em colaboração com Leandro Ratisbonna, publica pelo mesmo Serviço, o trabalho Massas de Ar da América do Sul. De ambos saem no mesmo ano As Ondas de Frio da Bacia Amazônica e o artigo "Os Regimes de Chuvas da América do Sul", publicado na Revista Meteorológica de Montevideo.
José Carlos Junqueira Schmidt publica na Revista Brasileira de Geografia seu ensaio sobre "O Clima do Amazonas".Teodoro Amálio da Fonseca Vaz publica seu trabalho intitulado A Laterização das Rochas Ricas em Aluminossilicatos.
Tito Enéas Leme Lopes e Lafayette Rodrigues Pereira, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, realizam estudos sobre as propriedades óticas da albumina desnaturada.
Cândido da Silva Dias, da Universidade de São Paulo, publica tese sob título Sobre a Regularidade dos Funcionais Definidos no Campo das Funções Localmente Analíticas.
Mário Schenberg, a partir de seu trabalho com G. Gamow e S. Chandraseckhar, publica, em co-autoria com este último, artigo em The Astrophysical Journal (vol. 96) intitulado “On the Evaluation of Main Sequence Stars.”
Bernhard Gross e L. P. Dennard descobrem o "congelamento" da eletricidade nos dielétricos.
Publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências artigo intitulado "A Existência de um Teorema de Oscilação para uma Particular Equação Diferencial de Terceira Ordem. Autovalores", de J. Abdelhay, formado por Mammana.
O botânico Melo Barreto publica Regiões Fitogeográficas de Minas Gerais.
1943 O Instituto de Química Agrícola (IQA) passa a integrar o Serviço Nacional de Pesquisas Agronômicas, subordinado ao Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas. 1943 Othon Leonardos, em colaboração de A. I. Oliveira, publica no Rio de Janeiro sua Geologia no Brasil.
Publicada a obra póstuma de Adalberto Betim Pais Leme, intitulada História Física da Terra.
Cândido da Silva Dias, da Universidade de São Paulo, publica nos Anais da Academia Brasileira de Ciências dois trabalhos: "Sobre o Conceito de Funcional Analítico" e "Aplicação da Teoria dos Funcionais Analíticos ao Estudo de Sua Solução de uma Equação Diferencial de Ordem Infinita".
Manguinhos, pela primeira vez no Brasil, produz a penicilina, em estado bruto, um ano após a chegada aqui das notícias que davam conta dos "milagres" do novo medicamento, descoberto em 1927 por Fleming.
Prof. Gleb Wataghin, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, publica trabalho sobre a mecânica estatística e os processos observados na radiação cósmica.
Joaquim Costa Ribeiro, do Departamento de Física da Faculdade Nacional de Filosofia, demonstra a possibilidade da obtenção de eletretos pela solidificação da cera de carnaúba na ausência de campo elétrico exterior.
1944 William Durmm Johnston Jr., do U.S. Geological Survey, publica vários artigos, entre os quais "Cristal de Rocha em Cristalina", "Os Pegmatitos Berilo-Tantalíferos da Paraíba e Rio Grande do Norte", além do "Tungstênio na Paraíba e Rio Grande do Norte", este último em colaboração com F. M. Vasconcelos.
-Joaquim Costa Ribeiro descobre o "efeito termodielétrico", que posteriormente receberia o seu nome. Este efeito foi deduzido de seu trabalho com eletretos resultantes da solidificação da cera de carnaúba, mas revela-se fenômeno físico de caráter muito ma
Gleb Wataghin, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, publica trabalho sobre relatividade e indeterminação suplementar.
Omar Catunda, da Universidade de São Paulo, apresenta tese intitulada Sobre os Fundamentos da Teoria dos Funcionais Analíticos.
Mário Schenberg publica nos Anais da Academia Brasileira de Ciências o trabalho intitulado "Sobre um Princípio Variacional de Dinâmica".
William T. Pecora, do Serviço Geológico dos Estados Unidos, publica seu estudo sobre as Jazidas de Níquel e Cobalto de São José do Tocantins.
Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa publica trabalho intitulado Minérios de Manganês e de Ferro de Urucum.
Júlio Muniz, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, descobre uma nova reação diagnostica para identificação da doença de Chagas, mais prática que a antiga reação Guerreiro Machado.
A. Pacheco Leão e colaboradores, a partir de suas pesquisas sobre a atividade elétrica cortical, descobrem uma onda de depressão dessa atividade, após excitação, que recebe o nome "Leão-wave".
Leite Lopes publica nos Anais da Academia Brasileira de Ciências, junto com T. M. Jauch, o artigo "Scalar Meson Theory of Nuclear Forces".
Publicação de Mamíferos da Amazônia, de Eladio da Cruz Lima.
1945 Criado por Paulo de Assis Ribeiro, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, um Núcleo Técnico Científico de Matemática, sob direção de Lélio Gama. Sob seus auspícios, é criada a revista Summa Brasiliensis Mathematicae, sob a direção de Lélio Gama. Com a extinção em 1946 do Núcleo, a revista passou a ser patrocinada pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura. 1945 Mário Schenberg publica nos Anais da Academia Brasileira de Ciências um trabalho de título "Sobre a Invariante Integral de Cartan".
Fundação da Sociedade Matemática de São Paulo, tendo como primeiro presidente Ornar Catunda. Antônio Couceiro, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, aplica a técnica de auto-radiografia de Lacassagne à pesquisa sobre a fixação do radiofósforo pelos tecidos ósseo e dentário.
O Laboratório de Biofísica, criado por Carlos Chagas Filho junto à cadeira de Biofísica da Universidade do Brasil (ex-Universidade do Rio de Janeiro), ganha autonomia e se transforma em Instituto de Biofísica. Publicado, na Revista do Departamento de Física da Universidade de São Paulo, artigo de Lattes e Wataghin, intitulado "Estatística de Partículas e Núcleons e Sua Relação com o Problema da Abundância de Elementos e Seus Isótopos" (n.° 4, torno XVII).
Adalberto Serra publica na Revista Brasileira de Geografia seu artigo "Meteorologia do Nordeste".
Lucas Junot publica nos Arquivos da Higiene e Saúde Pública de São Paulo seu artigo "As Chuvas da Cidade de São Paulo".
Aparece no Physical Review (67, 60) artigo de José Leite Lopes intitulado "The Influence of the Recoil of Heavy Particles on the Nuclear Potential Energy" e outro, assinado junto com Mário Schenberg, intitulado "The Radiation Field of a Point Electron" (67, 132).
Leite Lopes publica nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (17, 273) artigo Intitulado "Notas sobre a Energia Potencial de Dêuteron".
Publicado no Rio de Janeiro, pela Agir Editora, o livro de Costa Ribeiro Sobre o Fenômeno Termodielétrico.