QUADRO 6 - QUE INFORMAÇÕES VOCÊ TINHA
PREVIAMENTE SOBRE O CURSO (% QUE SÓ "TINHA UMA IDÉIA" OU DESCONHECIA
A INFORMAÇÃO) |
|
Diurno |
Noturno |
Total |
Não sabia qual era o currículo. as diferentes matérias
do curso |
65,0% |
69,2% |
66.9% |
Não conhecia as áreas de especialização e as carreiras
oferecidas |
61,3% |
59,8% |
60.7% |
Não conhecia pelo menos alguns professores, nem pelo
nome |
63,9% |
62,4% |
63.2% |
Não sabia do tempo de dedicação exigido |
71,2% |
68,9% |
70,0% |
Não sabia do nível de desempenho (notas) exigido |
65,0% |
44,0% |
64,4% |
Não sabia de possibilidades de estágio |
94.0% |
88,3% |
91.2% |
Não sabia das possibilidade de obter bolsas de iniciação
científica |
86,7% |
76,6% |
71,9% |
Não sabia se ia ter apoio para encontrar trabalho depois
de formado. |
97,4% |
94.8% |
96,2% |
QUADRO 9 - FATORES QUE AJUDARAM
OU PREJUDICARAM O ANDAMENTO DE SEUS ESTUDOS ESTE ANO |
|
Valores Médios - Escala de 1
(ajudou muito) a 5 (prejudicou) |
Observações |
Fatores Positivos |
O acesso e o uso de bibliotecas |
1.8 |
diurno 1,66; noturno: 1.96 |
Os contatos com os colegas |
1,98 |
|
Possibilidade de passar o dia na universidade |
2,12 |
|
Fatores Negativos |
Problemas práticos e operacionais (condução, horários, etc. |
4,01 |
|
Problemas de saúde ou pessoais |
4.01 |
N = 85 |
Greves na universidade |
3,98 |
|
A conjugação dos estudos com o trabalho |
3.83 |
N = 72 |
Falta de base geral para acompanhar o curso |
3,72 |
N = 99 |
O sistema de pró-requisitos |
3,52 |
|
A conciliação dos estudos na USP com outros compromissos e atividades
não profissionais |
3,29 |
|
A obrigatoriedade de cursar disciplinas de professores de outros
departamentos |
3,28 |
N = 95 |
Militância política |
3,05 |
(mulheres: 2.81 homens 3,28) |
Disponibilidade de recursos financeiros para materiais de estudo |
2,95 |
|
QUADRO 10 - COMO VOCÊ COSTUMA LIDAR COM
SEUS ESTUDOS |
|
Percentagem que respondeu "freqüentemente" |
Uso anotações e materiais de aula |
71.9 |
Faço as leituras recomendadas |
54,4 |
Uso livros e artigos de revistas |
30.0 |
uso apostilas |
18.8 |
Faço leituras em inglês |
6.9 |
Faço leitura em outra língua estrangeira (menos castelhano) |
1.9 |
Consulto colegas |
26.9 |
Trabalho com micro-computadores |
17.5 |
Consulto professores |
16,9 |
Estudo com amigo(a) de classe |
7.5 |
Estudo em grupo de estudo |
5.0 |
QUADRO 12 - SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO
COM DIFERENTES ASPECTOS DO CURSO |
|
Satisfação (%) |
Fatores (Rotação Ortogonal) |
|
Excelente |
Inadequado |
Estágio, bolsas |
Dedicação dos profes-sores |
Auton-omia dos alunos |
Organi-zação escolar |
Apoio |
Insta-lações |
disponibilidade de livros e materiais didáticos previsos pelos cursos |
8.8 |
16,3 |
0,00 |
0,04 |
0,13 |
-0,10 |
0,89 |
0,01 |
disponibilidade de xerox, materiais e equipamentos para atividades
curriculares |
2,5 |
27,5 |
0,15 |
0,05 |
0,11 |
0,18 |
0,80 |
0,16 |
Organização da rotina dos cursos, exigências burocráticas |
3,1 |
16,3 |
0,04 |
0,12 |
0,01 |
0,85 |
-0,04 |
0,14 |
Instalações |
5,0 |
10,0 |
0,08 |
0,19 |
0,20 |
0,15 |
0,16 |
0,82 |
Tamanho das turmas |
11,0 |
3,1 |
-0,04 |
0,25 |
0,68 |
0,06 |
0,05 |
0,24 |
Duração das aulas |
30,0 |
15,6 |
0,13 |
0.53 |
0,29 |
0,10 |
0,12 |
-012 |
Disponibilidade dos professores para os alunos |
3,0 |
15,6 |
0,14 |
0,40 |
0,19 |
0.59 |
0,10 |
0,04 |
Assiduidade dos professores |
20,0 |
2,5 |
-0,16 |
0,79 |
0,12 |
0,09 |
0.08 |
0,15 |
interesse dos professores pelas aulas |
23,1 |
3,1 |
0,16 |
0,85 |
0,04 |
0,05 |
0,04 |
0,04 |
Clima institucional, motivação |
6,3 |
12,5 |
0,30 |
0,65 |
0,08 |
0,27 |
0,10 |
0,13 |
Sistemas de avaliação |
6,9 |
11,9 |
0,10 |
0,22 |
0.54 |
0,42 |
0,06 |
0.26 |
Oportunidades de recuperação |
6,9 |
8.1 |
0,29 |
-0,03 |
0,62 |
0,13 |
0,18 |
0,21 |
Oportunidades de alunos avaliarem |
1,3 |
30,0 |
0,25 |
0,22 |
0.71 |
-0,23 |
0.02 |
0.03 |
Flexibilidade na escolha de disciplinas |
6,3 |
25,0 |
0,22 |
0,22 |
0,55 |
0,35 |
0,24 |
-0.25 |
Variedade das disciplinas |
6.1 |
6,9 |
0,32 |
0,30 |
0,28 |
0,34 |
0,24 |
-0,08 |
Possibilidade de acompanhar matérias em outro turno |
10,6 |
10,6 |
0,13 |
-0,11 |
0,50 |
0,37 |
0,10 |
0,22 |
Oferta de bolsas de iniciação científica |
2,5 |
19,4 |
0,84 |
0,04 |
0.05 |
0,20 |
0.33 |
-0,08 |
Oferta da funções remuneradas (assistentes, etc.) |
0.6 |
18,8 |
0,85 |
0,16 |
0,22 |
-0,01 |
-0.05 |
-0,02 |
Oferta de estágios |
3,1 |
25,0 |
0,89 |
0,07 |
0,22 |
0,10 |
0,07 |
-0,10 |
Oportunidade de profissionalização |
3,8 |
20,6 |
0,85 |
0,07 |
0.08 |
0,04 |
0,12 |
0.8 |
QUADRO 13 - COMO VOCÊ VÊ HOJE O CURSO
EM RELAÇÃO AO QUE VOCÊ IMAGINAVA ANTES DE INGRESSAR NELE? |
|
Diurno |
Noturno |
Total |
Tem sido uma ótima experiência, supera em muito minhas
expectativas (concordam) |
25% |
25% |
25% |
A carga de estudos é muito maior do que eu esperava |
27% |
47% |
36% |
As pessoas ficam muito soltas, sem orientação, e têm
que descobrir sozinhas os caminhos que podem seguir |
56% |
55% |
55% |
O tipo de trabalho que se espera dos alunos é completamente
diferente do que eu estava acostumado(a) |
44% |
47% |
46% |
A qualidade dos cursos e dos professores é pior do que
eu esperava |
8% |
13% |
10% |
Os conteúdos dos cursos não correspondem ao que eu esperava |
8% |
6% |
7% |
O curso é muito teórico. sem ligação com a realidade |
69% |
71% |
70% |
O curso ensina muito mais do que será necessário na
vida profissional |
23% |
29% |
26% |
O curso é muito superficial, e não proporciona os conhecimentos
que serão necessários na vida profissional |
31% |
7% |
19% |
QUADRO 14 - PERCEPÇÃO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL |
|
importância |
Fatores (Rotação Ortogonal) |
Essencial |
Irrelevante |
Emprego |
Credencial |
Qualificação |
Apatia |
Iniciativa |
I - Que importância você atribui a estes aspectos numa
atividade profissional? |
A possibilidade de aplicar as qualificações obtidas no curso |
42,5 |
1,3 |
0,07 |
0,38 |
-0,44 |
-0,34 |
-0,27 |
A possibilidade de trabalhar em pesquisa |
24,4 |
10,0 |
-0.24 |
0.22 |
0,57 |
0.06 |
-0,28 |
A possibilidade de prestigio e reconhecimento social |
8,8 |
18.8 |
0,59 |
0,18 |
-0,13 |
0.10 |
-0,42 |
O salário |
16.3 |
2.5 |
0,76 |
-0.11 |
0.05 |
0,11 |
0.02 |
A estabilidade no emprego |
23,1 |
6,9 |
0,79 |
0,03 |
0.10 |
-0,06 |
0,13 |
Responsabilidades bem definidas, tarefas claras |
32,5 |
7,5 |
0.72 |
-0.11 |
-0.05 |
-0.09 |
0,14 |
Boas possibilidades de promoção |
13,8 |
13,1 |
0,85 |
-0,06 |
-0,07 |
-0,06 |
0.05 |
Um trabalho que exija ou desafie a gente |
33.8 |
6,3 |
0,33 |
-0,02 |
-0,01 |
0,14 |
0,53 |
Um volume de trabalho bem definido e que deixe tempo livre |
31.9 |
3,8 |
0,42 |
0,22 |
-0,10 |
0,42 |
-0,17 |
Possibilidade de concretização de idéias próprias |
58,1 |
0.0 |
0,28 |
-0,01 |
-0,30 |
-0,09 |
0,56 |
Chances de ter influência politica |
11,3 |
23.8 |
-0.24 |
-0,02 |
0,65 |
0,13 |
-0,33 |
Chances de continuar me qualificando |
42,5 |
0,6 |
0,17 |
0,01 |
0,56 |
-0,10 |
0,03 |
Possibilidade de assumir funções de direção |
13.1 |
21,9 |
0,62 |
-0.16 |
0,24 |
-0,16 |
--0.34 |
Possibilidade de fazer algo de útil a sociedade |
46,9 |
1.3 |
-0,07 |
-0.02 |
0,61 |
0,17 |
-0,08 |
Independência, não estar subordinado a ninguém |
29,4 |
20,6 |
0,11 |
0,10 |
0.16 |
0.51 |
0.20 |
II - De que fatores uma pessoa depende hoje para conseguir
a situação profissional que deseja?* |
Dependem principalmente das relações que se tem |
60,6 |
3,8 |
0,10 |
-0.02 |
-0.01 |
-0,08 |
-0.37 |
Depende do desempenho na universidade |
47,5 |
7,5 |
-0,03 |
0.62 |
-0,10 |
-0,30 |
-0.10 |
Depende basicamente de se obter o diploma da profissão |
30,7 |
15,0 |
0,28 |
-0.32 |
-0,16 |
-0,11 |
-0.15 |
No fundo é uma questão de sorte |
9,4 |
31,3 |
-0.05 |
-0,02 |
-0,12 |
0,74 |
-0.22 |
Depende das políticas e regulamentações do governo |
35.7 |
8,1 |
0,01 |
0,25 |
0.28 |
0.55 |
-0.07 |
Depende do prestígio da escola |
49,4 |
6,9 |
0,20 |
0,59 |
0,08 |
0.26 |
-0,30 |
Depende do apoio que a escola oferece para empregar seus alunos |
52,4 |
7,5 |
0,02 |
0,71 |
-0,12 |
0.23 |
0.17 |
Depende da obtenção de título de pós-graduação |
55,1 |
6.9 |
-0,09 |
0,63 |
-0,02 |
0,07 |
0.12 |
depende do reconhecimento oficial da profissão |
65,7 |
4.4 |
0.10 |
0,62 |
0,09 |
0.18 |
-0.02 |
Muito importante" e importante na primeira coluna. |
QUADRO 15 - CARACTERÍSTICAS
DO TRABALHO ATUAL |
|
Freqüência |
Porcentagem |
Percentagem dos casos válidos |
a) Tipo de instituição |
Governo federal |
12 |
467 |
5,22 |
Governo estadual ou municipal |
78 |
30,35 |
33,91 |
Empresa pública ou de economia mista |
22 |
8.56 |
9.57 |
Empresa privada racional |
50 |
19,46 |
21.74 |
Empresa privada multinacional |
13 |
5,06 |
5.65 |
Organização pública não governamental |
5 |
1,95 |
2.11 |
Entidade privada sem fins lucrativos |
24 |
9.34 |
10.43 |
Autônomo |
26 |
10.12 |
11.30 |
Não sabe, não responde |
27 |
10,51 |
-- |
b) Setor de atividade |
Comercial |
11 |
4,28 |
4.74 |
Industrial |
11 |
4,28 |
4,74 |
Agrícola |
2 |
0.80 |
0.86 |
Serviços de assistência à comunidade |
9 |
3,50 |
3.88 |
Serviço de utilidade pública |
19 |
7,40 |
8,19 |
Serviço médico |
7 |
2.70 |
3,02 |
Serviço técnico profissional |
33 |
12,80 |
14,22 |
Serviço de lazer |
1 |
0,40 |
0.43 |
Construção |
3 |
1.20 |
1,29 |
Instituto de pesquisa |
27 |
10,50 |
11.64 |
Ensino de segundo grau |
19 |
7.40 |
8.19 |
Professor universitário |
18 |
7.00 |
7.76 |
Professor em instituição isolada de ensino superior |
4 |
1,60 |
1,72 |
Ensino particular |
5 |
1.90 |
2,16 |
Serviços de segurança, forças armadas |
1 |
0.40 |
0,43 |
Comunicações de massa |
17 |
6,60 |
7.33 |
Produção artística e cultural |
16 |
6.20 |
6,90 |
Sindicato, organização de classe |
8 |
3.10 |
3,45 |
Astrólogo |
2 |
0.80 |
0,86 |
Não se sabe, não responde |
25 |
9,7 |
-- |
c) Situação no trabalho |
Prestação de serviços, free lancer |
18 |
6.23 |
6,53 |
Contrato temporário |
21 |
8.17 |
8,57 |
Contrato efetivo |
121 |
47,08 |
49,39 |
Funcionário autárquico ou público |
16 |
6.23 |
6.53 |
Proprietário, sócio |
14 |
5,45 |
5,71 |
Autônomo |
40 |
15.56 |
16.33 |
Estagiário |
1 |
0,39 |
0.41 |
Bolsista |
16 |
6,23 |
6.53 |
Não se sabe, não responde |
12 |
4.67 |
-- |
d) Tamanho da instituição |
Até 50 funcionários |
61 |
23,74 |
29.05 |
Mais de 50 funcionários |
149 |
57,98 |
70,95 |
Não sabe, não responde, não se aplica |
47 |
18.29 |
-- |
e) Tipo de atividade exercida |
Gerência |
29 |
11,28 |
12,50 |
Supervisão |
8 |
3,11 |
3.45 |
Administração |
11 |
4,28 |
4,74 |
Projetos |
11 |
4.28 |
4,74 |
Execução e acompanhamento |
18 |
7.00 |
7,76 |
Pesquisa |
38 |
14,79 |
16,38 |
Pesquisa e desenvolvimento |
3 |
1,17 |
1,29 |
Ensino |
35 |
13,82 |
15,09 |
Ensino a pesquisa |
14 |
5,45 |
8,03 |
Consultoria e assessoria |
21 |
8,17 |
9,05 |
Produção |
15 |
5,84 |
6,45 |
Vendas e representações |
6 |
2,33 |
2,59 |
Atendimento e encaminhamento de clientes |
11 |
4,28 |
4,74 |
Criação artística e cultural |
8 |
3,11 |
3,45 |
Análise de sistemas |
3 |
1,17 |
1,29 |
Outros |
1 |
0,39 |
0.43 |
Não se sabe. não responde |
25 |
9,73 |
-- |
f) Relação do curso com trabalho atual |
Muito relacionado |
66 |
25,68 |
26.83 |
Bastante relacionado |
62 |
24,12 |
25,20 |
Pouco relacionado |
64 |
24,90 |
26,02 |
Nada relacionado |
54 |
21,01 |
21.95 |
Não sabe, não responde |
11 |
4,28 |
-- |
Total |
257 |
100% |
100% |
QUADRO 16 - APTIDÕES EXIGIDAS NO TRABALHO
E DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE (MEDIAS ARITMÉTICAS, ESCALA DE 1 A
3) |
|
Exigido no Trabalho |
Desenvolvido na Universidade |
Diferença |
Capacidade de organização, programação e planejamento |
1.30 |
2,36 |
-1,05 |
Sociabilidade, capacidade de relacionamento com outras
pessoas |
1,31 |
1.81 |
-0,50 |
Pensamento crítico, independência e iniciativa |
1.38 |
1,40 |
-0,01 |
Cumprimento de prazos, normas e determinações |
1,39 |
2,45 |
-1,06 |
Formulação, Redação |
1,41 |
1,55 |
-0,13 |
Persistência, determinação, perseverança |
1.42 |
2.11 |
-0.60 |
Capacidade de leitura e concentração |
1,44 |
1.27 |
0.17 |
Conhecimentos técnicos |
1,57 |
2,50 |
-0,92 |
Capacidade de falar em público, apresentar trabalhos,
persuadir e defender posições |
1.65 |
2.03 |
-0.38 |
Cultura geral |
1,65 |
1,47 |
0.16 |
Resolução de conflitos |
1,77 |
2,95 |
-1,17 |
Autoridade, capacidade de se impor |
1.99 |
3,11 |
-1,12 |
Capacidade de coordenação de grupo de trabalho e de
delegação de funções |
2,04 |
2.83 |
-0,79 |
Pensamento não convencional |
2,01 |
1,95 |
0,13 |
Aplicação de métodos científicos |
2,15 |
1.94 |
0,22 |
Amplo horizonte científico |
2,20 |
1,75 |
0,45 |
Contatos e redes de relações com pessoas influentes |
2,31 |
3,17 |
-0,86 |
Língua estrangeira |
2,45 |
2.94 |
-0,48 |
Senso de mercado |
2,47 |
3,30 |
-0,82 |