Este projeto, desenvolvido em parceria com o InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS), e com o apoio da Fundação Ford, teve objetivo examinar um grupo seleto de casos em diferentes países latinoamericanos em que centros e institutos de pesquisa universitários se mostram capazes de desenvolver projetos que têm, ao mesmo tempo, conteúdo científico e técnico de qualidade, e contribuam de forma significativa para o bem estar social e o desenvolvimento sustentado de seus países. O objetivo principal do estudo é identificar os arranjos institucionais, financeiros e acadêmicos que permitem a estas instituições desenvolver estes projetos e atividades.
Sabemos, pela literatura existente, que as conexões mais frutíferas entre ciência, tecnologia e inovação não obedecem a uma sequência linear, da ciência básica às aplicações (conforme os modelos de oferta) nem da demanda à pequisa aplicada e básica (conforme os modelos de demanda), mas ocorrem através de interações e negociações complexas que ligam os diferentes participantes dos processos de inovação, nas quais o papel empresarial e de liderança dos pesquisadores e cientistas é de grande importância. As instituições universitárias, tradicionalmente, estão organizadas de forma rígida, que dificultam o desenvolvimento destas novas formas de interação. No entanto, existem exemplos importantes de atuação inovadora que vão além destas limitações, e que o estudo tratou de identificar e difundir. Os casos escolhidos em cada país buscaram cobrir instituições públicas e privadas, em diferentes áreas de atuação - tecnológica, de biociências, agrícola e socil-econômica, e além dos estudos de casos, disponíveis aqui, os resultados foram publicados em um livro consta de uma introdução, com a apresentação do tema da "Educação Superior, Pesquisa Científica e Inovação na América Latina" (Simon Schwartzman); capítulos gerais sobre "Incentivos e Obstáculos ao Empreendedorismo Acadêmico" (Elizabeth Balbachevsky); "Propriedade Intelectual: Política, Administração e Prática nas Universidades Latinoamericanas" (Carlos M. Correa) e "Financiamento das Relações Universidade - Indústria"" de Antônio José Junqueira Botelho e José Antônio Pimenta Bueno. Finalmente, há um capítulo para cada um dos países, com um panorama geral da pesquisa universitária e o sumário dos estudos de caso. O livro está publicado em versão eletrônica em português, em versão espanhola pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC), e a versão em inglês está prevista para ser publicada pela SensePublishers. Livros:
Estudos de caso: Argentina Os estudos de caso de Argentina foram desenvolvidos por Ana Garcia Fanelli e colaboradores, e estão publicados como documentos de trabalho do Centro de Estudos del Estado y Sociedad de Buenos Aires: Departamento de Economía de la Universidad Nacional de La Plata Brasil Os estudos de caso do Brasil foram desenvolvidos sob a responsabilidade de Antônio José Junqueira Botelho. NEP Gênesis / PUC Rio, e colaboradores. Escola de Pós Graduação em Economia e o Instituto Brasileiro de Economia na Evolução da Fundação Getúlio Vargas Chile Os estudos de caso do Chile foram desenvolvidos por Andrés Bernasconi, Universidad Andrés Bello, Santiago: Centro Costero de Acuicultura y de Investigaciones Marinas, Universidad Católica del Norte México Os estudos de caso do Mexico foram desenvolvidos por Sylvie Didou Aupetit e Eduardo Remedi Alione, e estão publicados em conjunto no volume "De la la pasión a la profesión - Investigación Científica y Dessarrollo en México: Unidad Iraupuato de Cinvestav |