Simon Schwartzman
Conferência realizada no V Congresso Brasileiro de Sociologia, por ocasião da 43 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Rio de Janeiro, 17 de julho de 1991. Publicado em S. Schwartzman, A Redescoberta da Cultura, São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1997.Tipos de cultura, ou "modos de vida": | ||
GRUPO DÉBIL | GRUPO FORTE | |
GRADE FORTE | Fatalismo - apatia, fragmentação e alienação | hierarquia - divisão do trabalho, preocupação com estabilidade, aceitação de diferenças |
GRADE DÉBIL | individualismo - pluralismo, competição, pragmatismo. | igualitarismo - resistência à inovação e mudança, formação de seitas, descontinuidades revolucionárias. |
Orientações diante da cultura letrada | ||
GRUPO DÉBIL | GRUPO FORTE | |
GRADE FORTE | Fatalismo - a educação é algo externo, imposto de fora para dentro, cujo sentido não se entende e não vale a pena aprender. | hierarquia - a educação é fator de coesão social e reprodução das estruturas de poder e de prestígio. A ênfase é posta na transmissão de tradições culturais e conteúdos simbólicos. |
GRADE DÉBIL | individualismo - a educação é um instrumento de mobilidade social e auto-realização. Os conteúdos são pragmáticos, e há pouco interesse pela formação geral e pela cultura. | igualitarismo - a educação, letrada ou não, é um instrumento de coesão do grupo. Os conteúdos são homogêneos, e os processos de aprendizagem, dogmáticos e ritualísticos. |
Culturas universitárias | ||
GRUPO DÉBIL | GRUPO FORTE | |
GRADE FORTE | Fatalismo - universidade confessional | hierarquia - universidade napoleônica |
GRADE DÉBIL | individualismo - tradição inglesa e americana | igualitarismo - universidade corporativa |