Simon Schwartzman
(termos de referência de pesquisa, não publicado, janeiro de 1979)MODELOS TÍPICOS DA ATIVIDADE CIENTÍFICA | |||
República da Ciência | Progresso Técnico | Tecno-burocracia | |
valores buscados | conhecimento pelo conhecimento | utilidade econômica e social por via técnica | crescimento e fortalecimento organizacional. |
sistema de aferição de qualidade | pelo consenso da comunidade científica | pela aceitação do produto no mercado | pela valorização do trabalho na organização |
recompensa | prestígio acadêmico e benefícios decorrentes | valor de venda do produto | poder burocrático-organizacional |
apropriação do produto | pela difusão na comunidade | pela apropriação do "know how" | pela organização |
tipo de ciência produzida | ciência "acadêmica" | ciência "'aplicada" | ciência "básica". |
a. ela permitirá ter uma idéia bastante concreta, e não mais normativa ou especulativa, a respeito do relacionamento efetivo entre o trabalho científico que se realiza no Brasil e os diversos objetivos que diversos setores da sociedade esperam da ciência: contribuir para o desenvolvimento econômico-social, contribuir pára o conhecimento enquanto tal, melhorar o nível do sistema universitário do país, permitir o fortalecimento de certas organizações e instituições.Ao conhecer de maneira mais real e concreta o funcionamento destas duas comunidades científicas, a pesquisa poderá contribuir para responder perguntas do seguinte tipo:
b. ela permitirá ter uma idéia bastante realista a respeito de duas comunidades científicas"de ponta" no Brasil de hoje
c. ela ajudará a desenvolver uma metodologia de pesquisa e uma abordagem teórica ao problema do desenvolvimento científico do país até hoje não tentada no Brasil.
d. ela dará continuidade ao trabalho iniciado no estudo do GEDEC a respeito do desenvolvimento das ciências naturais no Brasil, trazendo-o à atualidade.
a. pesquisas acadêmicas e aplicadas tendem a ser complementares ou contraditórias; nos casos estudados?Respostas a estas perguntas permitirão, se espera, o desenvolvimento de políticas científicas mais sofisticadas e mais sintonizadas com a realidade dos diversos setores da comunidade científica nacional do que tem sido possível até então. Na medida em que a (política de) pesquisa seja feita com a participação ativa dos próprios cientistas, ela permitirá também que eles aumentem a consciência de suas dificuldades, potencialidades e possíveis caminhos de melhora e crescimento.
b. de que forma vêm se organizando e se desenvolvendo as comunidades científicas em função das diversas demandas e motivações que possuem?
c. qual a importância da vinculação entre os cientistas e os programas de pós-graduação, do ponto de vista da utilidade social e da qualidade de seus trabalhos?
d. qual o papel de instituições de pesquisa não universitárias, no mesmo ponto de vista?
e. qual o grau de autonomia ou dependência destas comunidades em relação a centros científicos no exterior? Em que medida elas já se constituem em núcleos auto-referidos, capazes de desenvolvimento auto-sustentado?
f. Como estão estruturadas internamente estas comunidades, e qual o papel de congressos, simpósios, associações profissionais, etc., para seu funcionamento?