Recbi a seguinte nota de Elaine Toldo Pazello, Diretora de Estudos Educacionais – INEP, em resposta ao comentário de João Batista Araujo e Oliveira publicado anteriormente:
Durante o ano de 2010, o Inep desenvolveu um amplo processo para a construção da proposta de matriz de referência para a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. Esse processo foi iniciado com uma pesquisa sobre o perfil desejado para os docentes em diversos países que fizeram essa discussão recentemente ou possuem padrões ou avaliações nacionais de professores, tais como Austrália, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos e Reino Unido. Na mesma época, foram analisados modelos de provas para professores aplicadas em diversos estados americanos como Nova Iorque e Massachusetts, bem como no Reino Unido e no Chile, bem como o modelo de avaliação de competências utilizado pelo PISA para os estudantes. Fomos ao Chile para uma reunião de trabalho com as equipes técnicas do MIDE (Centro de Medición) da PUC-Chile, instituto responsável pelas avaliações chilenas, e também recebemos no Brasil especialistas em avaliação de diversos organismos como a IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement) e o alemão DIPF (Deutsche Institute für Internationale Pädagogische Forschung).
No entanto, por se tratar de uma prova que visa subsidiar a contratação de professores para a educação básica brasileira, tão importantes quanto as pesquisas com base na literatura teórica e empírica internacional são as consultas aos profissionais que realizam um notório trabalho nas escolas e na formação dos professores do país. Por essa razão tivemos seminários de consulta a profissionais de escolas de todo o país com bons resultados no Ideb e desenvolvemos todo o trabalho de discussões com a Comissão Assessora, que contou com a participação de 70 especialistas nas áreas relativas à Prova.
Prezado Simon. Estou com uma dúvida que me persegue, desde que este assunto de exame nacional de professores apareceu. Todos aprendemos que um bom professor deve ser valorizado socialmente, ter bom salário, estar integrado à comunidade, etc.etc…. Dia destes escutei que o salário básico de referencia tem um valor de hum mil e poucos reais. Já li varias coisas sobre este exame nacional. Gostaria que alguém me convencesse de sua utilidade para melhorar a educação nacional, mesmo sendo facultativo, como ele está se apresentando. Quanto vai custar ? Abraços.Walter Garcia.