Aonde trabalham os pós graduados?

34% por cento dos pós graduados trabalham no setor público, 37% são empregados com carteira assinada, e os demais tabalham por conta própria. Olhando  a distribuição por grupos de idade,  vemos, primeiro, que as pessoas tendem a completar a pós-graduação na faixa dos 35 a 45 anos, e que, quanto mais jovens, menos trabalham no setor público. No grupo entre 25 e 34 anos, 23% têm emprego público; no grupo mais velho, de 55 a 64 anos,  são 43.1%.  Isto sugere que está havendo um mercado crescente no setor privado para pessoas com formação de alto nível, embora não necessariamente com a titulação formal “strito senso”.

Se olhamos as rendas, na tabela abaixo, vemos que de fato o rendimento no setor privado para este grupo é maior do que o do setor público principalmente para o que trabalham como empregadores.

Isto sugere que a pós-graduação profissional tem um papel cada vez mais importante, e deveria deixar de ser vista, como ocorre frequentemente, como uma formacão de baixa qualidade e pouco interesse, comparada com os mestrados e doutorados formais.

Author: Simon Schwartzman

Simon Schwartzman é sociólogo, falso mineiro e brasileiro. Vive no Rio de Janeiro

3 thoughts on “Aonde trabalham os pós graduados?”

  1. Pingback: Tweets that mention Aonde trabalham os pós graduados? | Simon's Site -- Topsy.com
  2. Nossa, não se de que país vieram essas estatísticas. Talvez da Noruega. Salário médio de 5 mil reais para pós-graduados. Acho que esqueceram de entrevistar muita gente.

    1. Estas estatísticas são da Pequisa Nacional por Amostra de Somicílios do IBGE, e se referem à renda média mensal de todos os trabalhos. Como é uma amostra, claro que muita gente não foi entrevistada, e o dado está sujeito a erros amostrais. A mim, pessoalmente, o dado não me surpreende – veja por exemplo quanto ganham os professores com mestrado e doutorado nas universidades públicas. O que é mais interessante é que o setor privado não remunera menos, o que confirma a escassez de pessoas bem qualificadas no país. Mas há exceções, naturalmente,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial