Com algum atraso, mas muito pesar, registro o falecimento do sociólogo Burton R. Clark, professor da Universidade da California em Los Angeles, considerado o fundador da moderna sociologia da educação superior. Formado nos Estados Unidos nos anos 40, na melhor tradição da sociologia organizacional formulada por Robert K. Merton e seus alunos, Clark desenvolveu uma imensa obra, estudando desde os pequenos colleges americanos até as grandes universidades de pesquisa contemporêneas em uma perspectiva comparada. Sem pretender dar conta de suas idéias, para mim o que mais marcou foi a preocupação que ele sempre teve de fazer suas análises a partir dos valores e motivações das pessoas que vivem e dão conteúdo às instituições, e a partir daí entender as estruturas organizacionais e as eventuais tensões e transformações que ocorrem. Entre os muitos conceitos que desenvolveu, sempre da maneira simples e elegante em que escrevia, talvez o mais conhecido seja o do “Triângulo de Clark”, o modelo de análise comparada dos sistemas de governança das universidades que ocorrem em um campo marcado por três vértices, a do Estado, o das corporações acadêmicas e o do mercado.
A foto acima foi tirada em Los Angeles no início dos anos 80, por ocasião do seminário que deu origem ao livro Perspectives on higher education – eight disciplinary and comparative views (Univ California Berkeley, 1984) do qual tive a honra de participar com um capitulo sobre a pesquisa universitária (Clark é mais alto na fila de trás, ao meio – quem sabe quem são os outros?).
No início dos anos 90 tivemos o prazer de contar com a presença de Burton Clark no Brasil, como membro do Conselho Consultivo do Núcleo de Pesquisas sobre Educação Superior da USP (NUPES).