Ensino de ciências e educação básica

A Academia Brasileira de Ciências está divulgando um documento entitulado “Ensino de ciências e educação básica: propostas para superar a crise”, escrito por um grupo de trabalho do qual participei,  cujo texto completo está disponível aqui. Este documento reflete uma preocupação recente dos membros da Academia com os temas da educação, que levou também à criação de um outro grupo de trabalho sobre educação infantil.


Diz  este documento, na introdução:


O desenvolvimento social, científico e tecnológico do Brasil requer uma reformulação profunda da estrutura educacional em nosso país. A reforma da educação superior foi discutida em documento anterior da Academia Brasileira de Ciências (“Subsídios para a Reforma da Educação Superior”), que propõe uma reestruturação dos cursos de graduação, adiando a especialização, promovendo a interdisciplinaridade dentro de uma estrutura de ciclos, e a expansão das matrículas através da diversificação das instituições de ensino superior.
A necessidade imperiosa de melhorar o ensino básico no Brasil e, em particular, o ensino de ciências, é o tema do presente documento. O ensino adequado de ciências estimula o raciocínio lógico e a curiosidade, ajuda a formar cidadãos mais aptos a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e fortalece a democracia, dando à população em geral melhores condições para participar dos debates cada vez mais sofisticados sobre temas científicos que afetam nosso quotidiano.
A universalização desejada do ensino fundamental, alcançada através de um esforço de vários governos, e que se constituiu portanto em uma verdadeira política de Estado, foi acompanhada de uma deterioração crescente desse nível de ensino, levando a uma situação que prejudica o desenvolvimento do Pais, corrói a democracia, e gera um grande número de jovens com péssima formação e com alternativas limitadas de inserção na sociedade brasileira.
A correção do quadro atual requer um esforço continuado que deve ser, por isso mesmo, resultante de uma política de Estado, fruto de um consenso sobre o caráter altamente prioritário dessa ação. Entre as medidas a serem adotadas, destacam-se como imprescindíveis o aumento dos investimentos em educação para no mínimo 6% do PIB, a melhoria substancial da remuneração dos professores, o aumento da duração do turno escolar e a efetiva alfabetização infantil. Sem elas, todas as outras propostas do documento terão efeito reduzido na transformação da educação básica em nosso país.

Author: Simon Schwartzman

Simon Schwartzman é sociólogo, falso mineiro e brasileiro. Vive no Rio de Janeiro

2 thoughts on “Ensino de ciências e educação básica”

  1. Não existe nenhum exemplo no mundo de país que conseguiu proporcionar boa educação básica sem recursos públicos. A única tentativa de fazer isto ocorreu no governo Pinochet, e não foi propriamente um caso de sucesso. Na Irlanda, um sucesso verdadeiro, as escolas são particulares, da Igreja Católica, mas são subvencionadas pelo setor público, e não competem no mercado.

    É claro que o dinheiro público pode ser muito mal gasto, e não adianta jogar dinheiro novo e bom em um sistema escolar ruim, sem fazer com que ele faça bom uso dos recursos. A solução não pode ser cortar o dinheiro público, mas usá-lo melhor (e tem países que gastam os recursos públicos muito melhor do que outros). Acho que a leitura do documento vai encontrar uma série de recomendações que vão exatamente neste sentido.

  2. Em outras palavras,

    1) mais impostos para financiar um sistema que falhou e vai continuar falhando,

    2) mais pobreza, devido ao aumento de impostos,

    3) maior papel do Estado, o unico culpado pela desastrosa situacao corrente.

    No setor privado quando uma firma nao eh capaz de produzir de forma eficiente, o mercado eventualmente a substitui por outras mais capazes. Ja o setor publico, no caso de fracasso, eh premiado com aumento de recursos.

    Ate quando os brasileiros vao ser enganados?

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