Os resultados do IDEB 2009

O INEP divulgou ontem os resultados globais do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, e os resultados mostram melhorias, sobretudo para a 4a série do ensino fundamental (5o. ano).  Em português, a nota média passou de 175.8 para 184.3 pontos  (o mínimo adequado  seria 200) e, na 8a série (9o. ano), de 234.7 para 244.0 (o mínimo adequado seria 275). Ao final do ensino médio, a evolução foi de 251. 4 para 268.8, ainda longe do mínimo aceitável de 300.  Os resultados em matemática só mostram mudança na 4a serie – de 193.5 para 204.3  (a meta é 250). Na 8a série passa de 247.4 para 248.7, para uma meta de 300, e de 272.9 para 274.7 no final do ensino médio, quando a meta seria de 350.

Estas metas mínimas por série são as utilizadas pelo movimento Todos Pela Educação, e, quando as tomamos como referência, vemos que os estudantes da última série do ensino médio ainda estão abaixo do esperado para a 8a série da educação fundamental. A distância entre o desejável e o real vai aumentando a cada nível, e  bem pior em matemática do que em português, o que mostra que ainda estamos longe de uma educação pública razoável.

Quem produz os dados do IDEB é o governo federal, mas os responsáveis pelas redes de educação básica são os governos estaduais e municipais. Será interessante ver em que estados e municípios estes avanços observados pelo INEP se deram, e quem não está se movendo.

Author: Simon Schwartzman

Simon Schwartzman é sociólogo, falso mineiro e brasileiro. Vive no Rio de Janeiro

2 thoughts on “Os resultados do IDEB 2009”

  1. Para a educação brasileira muito terá que ser feito pelo poder público e pelos protagonistas principais: docentes e discentes. Se não houver a participação clara e efetiva desses, não vejo perspectiva de melhoria.

  2. Simon,
    As metas do todos pela Educação são 70% dos alunos da série acima do nivel adequado.
    Isso nao corresponde à media dos alunos. A distribuição de proficiencias é aproximadamente simeétrica, o que implica que a mediana é muito próxima da média. Então, se a média for igual ao nvel adequado, teremos somente ceca de 50% dos alunos acima do nivel.
    Supondo o desvio padrão de 50, que tem se mantido ao longo dos anos, a média precisaria ser 25 pontos acima do nivel adequado para se ter 70% dos alunos acima desse nivel.

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